10 peças de roupa indispensáveis para todo homem

06 de Setembro de 2019
10 peças de roupa indispensáveis para todo homem

Embora a moda e suas tendências vivam em constante mudança, as características que fazem um homem ser bem vestido são inalteráveis. De um terno com um corte ideal à camisa polo perfeita, seu guarda-roupas pode estar pedindo algumas peças que vão torná-lo verdadeiramente atemporal. Ao investir nos itens essenciais que citaremos a seguir, você pode ter certeza que estará bem vestido e preparado para qualquer ocasião.

Não faz ideia de por onde começar? Mesmo que você não seja muito ligado em compras, estas 10 peças representam a base para qualquer guarda roupa masculino. Ao conhecer as peças chaves fundamentais, você poderá facilmente incrementar sua coleção adicionando toques da sua própria personalidade. Vamos aos essenciais?

 

1. Terno Oxford (preto ou cinza)

Todo homem que se preze precisa de pelo menos um terno que seja perfeitamente adequado ao seu corpo. Sempre haverá uma tendência nova, mesmo quando o assunto é terno - nos anos 80 e 90 os cortes eram largos, hoje em dia a moda é o terno justo. Por isso o ideal é não seguir a moda e escolher um terno que tenha um caimento de acordo com o seu tipo físico. 

Mas por que preto e cinza? Por uma simples razão: estas cores são as mais adequadas à qualquer tipo de situação, desde trabalho, casamentos, eventos formais e até funerais. Um terno clássico preto ou cinza perfeitamente ajustado pode ser usado de inúmeras formas, além disso você pode utilizar cada peça separadamente para compor um look mais casual.

 

2. Camisa social

A camisa social é um coringa para todos nós que gostamos de aparentar bom gosto e profissionalismo. A cor branca é ideal por servir a diversas ocasiões, mas é legal utilizar demais cores, incluindo azul, cinza e verde. Mas cuidado com o caimento, você pode aparentar desleixado caso a camisa tenha um número maior ou menor do que o seu tamanho.

 

3. Calça jeans escura

Apesar de a moda hoje ressaltar as calças skinny, o essencial é um jeans de corte reto e escuro. Lavagens alternativas, rasgos e todos esses efeitos podem até compor um estilo legal, mas o jeans escuro clássico é o que você não pode deixar de ter em seu guarda-roupas.

 

4. Suéter

Além de macios e quentes para os dias mais frios, os suéteres são peças clássicas que podem ser utilizadas em inúmeras ocasiões. Invista em cores sólidas e sóbrias: preto, marrom, creme, cinza e azul marinho.

Dica 1: Se você quer que seu investimento seja mais atemporal, evite xadrez, listras e estampas.
Dica 2: verifique as instruções antes de lavar o suéter, caso contrário a peça pode encolher.

 

5. Blazer escuro

Ao contrário do que muitos pensam, o blazer não é uma peça tão social assim. O blazer vai bem com camisetas estampadas e até com um tênis casual. Pode ser usada para ir ao cinema, a um bar, restaurante ou a um show com aquela pessoa especial.

 

6. Calça cáqui

Todos os homens devem ter uma calça de cor mais clara, ideal para momentos mais casuais. A calça caqui é ideal por aparentar elegância sem que você esteja necessariamente formal. É o meio termo entre a calça social e o jeans.

Dica: Opte por uma calça sem pregas, elas entram e saem da moda o tempo inteiro.

 

7. Camisa polo

Enquanto uma camisa social é formal demais para certas ocasiões, a sua camiseta favorita também pode ser inadequada, dependendo da situação. A solução para estes momentos é a camisa polo, uma combinação perfeita dos dois estilos. Vai bem com bermudas ou calça jeans e compõe um visual fino quando usado embaixo de um cardigan ou suéter.

 

8. Relógio de adulto

Todos nós amamos o Casio com despertador ou os G-Shocks da vida, mas nosso foco é indicar peças coringas que possam dar um upgrade no seu estilo. Independentemente do seu emprego, todo homem deve ter um relógio mais “sério”, que complemente um visual mais formal. Com pulseiras de metal, couro ou dourado, um bom relógio transparece a sua personalidade, portanto escolha muito bem. É claro que dá pra manter o queridinho digital, mas use-o somente nos finais de semana ou eventos mais informais.

 

9. Sapato Social

Um par de sapatos Oxford ou Derby preto é a melhor pedida para um traje formal ou informal com um toque mais arrumadinho. Também podem ser usados com calça caqui ou combinados com uma polo e um blazar.

 

10. A camiseta branca perfeita

Esta é a preferida de muitos e não deve ser deixada de lado. Uma camiseta bem acabada que se ajuste ao seu corpo pode compor praticamente qualquer visual. Jaquetas de couro, blazers, calça jeans, tênis casual, bermudas… São inúmeras as possibilidades de combinação. Sempre que puder, invista em uma camiseta lisa, branca e de boa qualidade.

Dica 1: Camisetas brancas devem ser, necessariamente, brancas. Ou seja, a lavagem é muito importante e um branco amarelado pode acabar com qualquer visual.

Dica 2: Existem diversos tipos de gola, escolha o formato que mais combina com o seu rosto e tipo físico.

É importante lembrar que roupas de qualidade são um investimento e que comprar por quantidade é apenas um gasto. É melhor possuir algumas peças bem feitas que você vai vestir frequentemente do que ter um guarda-roupas repleto de itens baratos que não caem bem. Além de tudo, as 10 roupas citadas aqui são peças-chave, ou seja, são itens básicos que servem como alicerce para a construção do seu próprio visual com elegância. Desta forma você evita desperdiçar dinheiro com roupas que só são adequadas em determinada ocasião ou com itens que vão sair da moda na segunda vez que você usá-los.

 

Que peça masculina você considera indispensável no seu guarda roupa? Deixe um comentário!