JCanedo

4 modelos clássicos de sapatos e como usá-los com estilo

05 de Janeiro de 2016
O homem é o que veste - e também o que calça! Cada vez mais os sapatos que até pouco tempo eram tidos como "sociais" são utilizados em ocasiões informais e mesmo em ambientes descontraídos. Podem acompanhar calças, bermudas e combinar com meias de diferentes tipos e cores. Os sapatos não são, no entanto, todos iguais. Já aconteceu de você tentar descrever seu tipo de seu sapato preferido sem saber defini-lo? Os sapatos têm nomes e conhecê-los é saber mais sobre o seu próprio estilo. Por isso, reunimos abaixo dicas sobre os quatro principais tipos de sapatos do homem brasileiro, com sugestões de combinações e indicando quais são as ocasiões mais adequadas para usá-los: 4 modelos clássicos de sapatos e como usá-los com estilo

 

1) Mocassim

É um modelo de sapato que não atende protocolos: sem cadarço, ele possui uma costura na lateral, alta e bastante visível, em toda a parte externa. É também bastante casual, razão pela qual é adequado a eventos informais, sejam diurnos, sejam noturnos. Geralmente são de couro, couro sintético ou camurça.

Com este sapato, não se deve usar meias. Os de camurça são mais apropriados para o inverno. Nos dias quentes, recomenda-se os de couro e couro sintético. Quanto às calças, os sapatos mocassim combinam com shorts e calças assentadas. As calças podem ser de sarja ou jeans. Calças sociais não costumam combinar com sapatos mocassim.

O comprimento das calças também é importante: se forem muito compridas, a silhueta se achata e o visual não fica bonito. Deve se dar preferência à calças quer terminam na altura do tornozelo, ou então usar a barra da calça dobrada. Evite também calça larga, pois não combinaria com o mocassim, que é pequeno e estreito. As mais adequadas são a skinny, que afinam na barra.

O uso do mocassim depende muito da calça. Quanto à parte de cima da vestimenta, várias combinações são possíveis: camisa, regata e até mesmo blazer. Para ocasiões como um passeio no shopping, uma festa na casa de amigos, um almoço com a família no final de semana, opte pelo mocassim! 

 

2) Brogue

É um sapato tradicional, que possui um ar retrô elegante. É conhecido por possuir diversos furinhos, que formam figuras decorativas no sapato. Seu uso depende bastante do estilo do sapato, que pode ser formal, casual profissional e casual para passeio.

Os sapatos brogue estilo formal combinam com a maioria dos trajes sociais. Se for de cor escura, o melhor é combinar com terno cinza, marinho, grafite e também preto. Uma variação do brogue formal lembra o modelo oxford, ele não possui recorte nem biqueira. Este modelo pode ser usado com smoking, se for escuro, e com terno marrom, bege e marinho, se for de couro. São ideais para festas e eventos mais formais.

Os sapatos brogue estilo casual profissional não exigem terno, podem ser usados com jeans sóbrios ou até mesmo com calça estilo chino, blazer, camisa xadrez e até mesmo gravata. Os de couro rústico caem bem com jeans, uma camisa básica e blazer de sarja. Como seu nome diz, você pode utilizá-los no trabalho, em reuniões e apresentações.

Os sapatos brogue estilo casual passeio, geralmente são de couro desgastado, lona e camurça. Combinam com jeans coloridos, calça sarja ou de linho. Ideal para os dias mais quentes. Os modelos com sola colorida permitem combinações leves e descontraídas, podendo ser usados até mesmo com camisetas, ainda que discretas. As calças mais adequadas são as de modelo cargo e algodão. É possível complementar com camisa xadrez e acessórios, como pulseias, relógios esportivos etc. São ótimas opções para passeios no shopping, festas com os amigos e outras ocasiões mais descontraídas.

Quanto às meias, os sapatos brogue, quando são de duas cores, chamam bastante a atenção, então o melhor é usar meias mais discretas, de preferência pretas. Do contrário, você pode optar por meias coloridas, porém discretas.

 

3) Mark strap

É o sapato afivelado, o modelo mais procurado do momento. Também é chamado de “monk”. 

Esse sapato possui costuras discretas e finas, que lhe dão tom mais sóbrio. Pode ser usado com ternos, calças de alfaiataria e camisas estilo social. Caem bem ainda com costume e blazer. As calças devem ter barras mais estreitas e curtas, para que não se prendam à fivela. Use sapatos Mark Straps em reuniões de trabalho e ocasiões formais como casamento, por exemplo.

A sobriedade dos sapatos Mark strap pode ser balanceada pelo uso de meias coloridas e mesmo com calças jeans, especialmente se os sapatos forem castanhos. Deste modo, o modelo mais formal pode ser usado de forma mais versátil. Logo, você pode usar um sapato Mark Strap em eventos e ocasiões tanto formais como casuais, e inclusive no trabalho.

 

4) Derby

Também chamado de Blütcher, é derivado de um modelo de sapato chamado Oxford. É um dos modelos de sapato menos formal. Versátil, pode ser usado com terno, blazer, costume, calça (de alfaiataria e sem gravata) e camisa. Os modelos mais casuais podem ser combinados com calça jeans, dependendo da ocasião.

O sapato Derby pode ser do tipo “cap toe”, com biqueira de couro, ou “split toe”, com a parte frontal dividida por costura. Ambos se adaptam muito bem tanto à calça jeans como à calça social. Quanto às meias, o Derby é também bastante flexível, podendo ser usado sem meias ou com meias coloridas, para ocasiões mais informais.

 

Dos mais formais aos informais, os quatro principais tipos de sapatos produzem alternativas, a partir da alternância de cores das meias e de tipos das calças. Aliás, sobre essas combinações, recomendamos a leitura de um post que não vai te deixar errar no visual. Agora basta descobrir qual (ou quais) sapato expressa seu estilo.

Estas dicas foram úteis para você? Então acesse o site da JCanedo e saiba mais sobre estilo, conforto e elegância em sapatos, roupas e acessórios.

Compartilhe

Contato Rápido

Telefone: (47) 3355-2806

WhatsApp: (47)99910-0295

Dúvidas

Iniciar chat

Facebook

A C Gomes Confecções Eireli | CNPJ 04.657.129/0001-28 | Rua Santos Dumont, 1436 - Santa Terezinha - Brusque/SC - Cep 88352-202 | marketing@jcanedo.com.br