JCanedo

Aprenda a fazer cerveja em casa

27 de Maio de 2014
Aprendendo a fazer cerveja caseira, você pode diversificar de vez em quando e ter diversão certa, trazendo as reuniões com seus amigos pra dentro de casa. E o melhor é que a cerveja pode ser feita utilizando apenas quatro ingredientes: água, lúpulo, malte e fermento. Aprenda a fazer cerveja em casa

 

Os ingredientes

 

Os maltes podem ser:

  • Base, que se dividem em Pilsen (o mais popular) e Pale. 
  • Especiais, que possuem uma diversidade grande, variando entre trigo, centeio, torrado, Vienna, Munich, Cara10, Cara40 ou chocolate. 

 

Já o lúpulo varia de acordo com sua acidez e podem contribuir com o aroma e sabor da cerveja. Os lúpulos de aroma possuem pouca porcentagem de ácido alfa e são responsáveis pelo odor da bebida. Entre as opções de aromáticos, há o Amarillo, Ahtanum, Delta, Flyer, Fuggle e Magnum.

 

Todos os ingredientes necessários podem ser comprados na internet. Agora confira quais são os utensílios necessários para começar a fabricação e mãos na massa!

 

 

Utensílios necessários 

 

  • Fogão;
  • 2 panelas com capacidade para 32 litros e com torneira;
  • Moinho para cereais;
  • Balança;
  • Termômetro;
  • 2 baldes de PVC com torneira e tampa;
  • Mangueira para encher garrafas;
  • Forma de pizza furada para fundo falso;
  • Válvula airlock;
  • Máquina de colocar tampas em garrafa.

 

 

Passo a passoCerveja Caseira

 

  1. Para começar, pique todo o malte. A média de uso é de 200 g de malte para cada litro de cerveja;

  2. Em seguida, basta pesar os diferentes tipos de maltes e jogá-los no moedor de cereais. Você deve aguardar o malte triturar até que suas cascas quebrem, mas sem deixar que esses grãos triturem demais e se transformem em farinha, pois isso será prejudicial no momento de filtragem.

  3. Coloque 20 litros de água para esquentar. A temperatura deve ficar entre 60ºC e 70ºC. Utilize o termômetro nesse momento e deixe-o sempre na panela para conferir a temperatura.

  4. Jogue o malte recém-triturado dentro da panela com água quente. Misture tudo por aproximadamente 20 minutos até que a temperatura chegue aos 70ºC. É importante verificar sempre a temperatura, pois quando ela passa dos 74ºC as enzimas param de agir.

  5. Quando atingir a temperatura correta, desligue o fogo e deixe essa mistura, que recebe o nome de mosto, repousando por uma hora.

  6. Após repousar por uma hora, acenda novamente o fogo e aguarde a temperatura chegar a 78ºC. Novamente, é importante que a temperatura não ultrapasse o estabelecido, caso contrário a bebida fica adstringente. 

  7. Abra a torneira e jogue a misture na panela com fundo falso. Em seguida, abra a torneira novamente e retire de 2 a 3 litros do mosto com uma escumadeira para que os farelos sejam retirados.

  8. Coloque novamente o líquido na panela com fundo.

  9. Adicione água a 70ºC para que as perdas do bagaço e evaporação sejam repostas, dessa forma você voltará a ter 20 litros da bebida.

  10. Acenda o fogo e aguarde ferver. Quando levantar fervura marque mais 5 minutos e adicione o lúpulo. Deixe no fogo por uma hora com a panela sem tampa.

  11. Quando faltar apenas 5 minutos para completar a hora, adicione lúpulo de aroma.

  12. Todo equipamento utilizado daqui pra frente deve, obrigatoriamente, deve ser higienizado com álcool hospitalar.  Mergulhe a panela dentro de uma bacia com água e gelo, mexa um pouco e aguarde descansar por uma hora com a tampa.

  13. Leve todo o líquido para o balde de PVC. Em seguida, despeje o fermento. Feche o balde com a válvula airlock e aguarde repousar por no mínimo 7 dias.

  14. Para se livrar da levedura que ficará no fundo do balde, transfira a bebida para outro balde de PVC com a torneira e mangueira. Feche com o airlock. Deixe esse segundo balde fechado por mais duas semanas em local sem sol.

  15. Transfira novamente o líquido para outro balde. Ferva 100g de açúcar junto com 110ml de água. Separe apenas 5ml dessa mistura e jogue numa garrafa de 1 litro. 

  16. Despeje cerveja até metade do pescoço da garrafa e aguarde descansar por mais 10 dias.

  17. Por fim, coloque as cervejas para gelar e elas estarão prontas para serem saboreadas.

 

Ficou com água na boca? Então comece a preparar sua cerveja caseira! Depois conte para a gente como ficou.

Compartilhe

Contato Rápido

Telefone: (47) 3355-2806

WhatsApp: (47)99910-0295

Dúvidas

Iniciar chat

Facebook

A C Gomes Confecções Eireli | CNPJ 04.657.129/0001-28 | Rua Santos Dumont, 1436 - Santa Terezinha - Brusque/SC - Cep 88352-202 | marketing@jcanedo.com.br