Caspa e oleosidade? Veja como fugir dos inimigos dos cabelos nos dias frios

22 de Abril de 2020
Caspa e oleosidade? Veja como fugir dos inimigos dos cabelos nos dias frios

Para falar de caspa, é preciso entender que homens e mulheres possuem estruturas capilares diferentes. O cabelo deles é mais espesso e possui camadas mais compactas e firmes, sendo normalmente mais oleosos que os delas. Por esse motivo é preciso que os cuidados sejam redobrados no inverno a fim de evitar não apenas a caspa, mas indícios de calvície, dermatite seborreica, descamação da pele, entre outros.

 

Esses problemas podem ser amenizados com algumas dicas bastante simples. Confira!

 

Como combater a caspa:

A caspa é uma descamação do couro cabeludo associada à coceira e causada por diversos fenômenos, como por exemplo, pele ressecada, dermatite seborreica ou eczema. Porém, outros problemas cotidianos também estão relacionados com o surgimento da caspa, como o estresse, o excesso de oleosidade no couro cabeludo, a variação hormonal e a baixa imunidade.

 

O problema pode ser evitado ou amenizado simplesmente através do uso de xampus específicos. A lavagem controla a oleosidade do cabelo, mas você deve ficar atento à temperatura da água, que não deve ser muito quente, já que a temperatura elevada aumenta a produção da glândula sebácea, que aumenta a oleosidade dos fios. Fique atento: mesmo que você não tenha esse problema, é indicado o uso de xampus anticaspa pelo menos uma vez por semana como meio de prevenção.

 

Dicas de ouro: 

Evite dormir com o cabelo molhado, evite usar bonés e chapéus e escolha o xampu específico para cabelos masculinos. É importante não usar condicionador todos os dias, pois nos cabelos masculinos pode causar uma oleosidade desnecessária, já que a raiz dos cabelos fica muito próxima das pontas. Essa regra não se aplica a homens que têm cabelos compridos, uma vez que os fios precisam dessa oleosidade para se soltarem e não ficarem com as pontas ressecadas.

 

Corte seus cabelos pelo menos uma vez por mês. Isso garante maciez e a boa aparência dos fios. Ao usar o secador, escolha uma temperatura média para evitar o ressecamento do couro cabeludo. Com os devidos cuidados, você vai evitar o constrangimento da caspa. 

 

E para finalizar, o pulo do gato contra caspa e a oleosidade: mesmo se você tiver cabelos raspados, jamais utilize sabão ou sabonete para lavar os cabelos. O excesso de soda cáustica e outros adstringentes contidos no produto ressecam muito os fios, os deixam duros e não proporcionam uma limpeza eficiente.

 

Se você perceber que mesmo com todos os cuidados caseiros específicos o problema continua, procure um dermatologista para que ele indique um tratamento profissional.

 

Você já sofreu com esse problema? Conhece algum outro método de combater a caspa? Comente e compartilhe sua experiência com a gente!