JCanedo

Para equilibrar a mente e o corpo!

01 de Julho de 2014
A combinação de Stand Up Paddle (SUP) com Yoga parece um pouco improvável, devido a instabilidade que a prancha pode trazer, flutuando na água. Mas pode acreditar, essa é uma nova onda que já chegou a águas brasileiras.  Para equilibrar a mente e o corpo!

Justamente por aliar a inconstância do stand up paddle com a delicadeza e precisão dos movimentos da yoga, a Yoga no SUP promete trazer um equilíbrio ainda maior entre o corpo e a mente. A versão zen do esporte aquático já é famoso no Havaí, berço do SUP tradicional, mas a cada dia a prática vem ganhando espaço no Brasil.

 

Como a prancha não é fixa e flutua livremente, é necessário que se tenha ainda mais concentração para executar os movimentos. Os praticantes desenvolvem o equilíbrio, a consciência corporal e a autoconfiança, além da oportunidade de meditar com o balanço da água.

 

Os benefícios

Dos benefícios trazidos pela Yoga no SUP, podemos destacar a concentração, a melhoria do sistema respiratório e ainda o fortalecimento muscular. A mente é trabalhada a todos os momentos, já que, por ser desafiada durante a prática, a atenção precisa ser redobrada. Mas a vantagem é que, caso o equilíbrio falhe, a queda dentro  d’água traz conforto e evita lesões. A desvantagem é que em algumas cidades durante os dias mais frios a prática é deixada em segundo lugar, ou requer alternativas para evitar que o corpo entre em contato com a água gelada.

 

As aulas da modalidade custam em torno de R$20,00 a R$ 80,00 a hora, já com o equipamento incluso. No Brasil elas podem ser encontradas em várias cidades litorâneas, como Rio de Janeiro, Fernando de Noronha e Florianópolis.

 

O SUP Yoga, além de um bom equilibrador da mente é um ótimo modelador, uma vez que cada exercício requer contração muscular, além de utilizar o peso do próprio corpo para executar todas as posições do treinamento, tornando-se uma boa pedida para as pessoas que desejam um corpo escultural. É legal manter uma rotina, praticando pelo menos uma ou duas vezes na semana para conseguir resultados mais eficazes. Mas também é possível utilizar a modalidade esporadicamente para relaxar. 

 

Hoje em dia, o SUP Yoga está se espalhando pelo Brasil e pelo mundo, e já tem  nomes consagrados, como Bianca Guimarães que desafia as ondas para praticar um belo trabalho. A modalidade tem sido mostrada em campeonatos de SUP, além de outros esportes aquáticos.

 

O legal é que para praticar o SUP Yoga você precisa apenas alugar o equipamento (prancha e remo) e utilizar roupas adequadas para a prática, escolher um lugar calmo, e com um nível bom de profundidade (para que você não se machuque), certificando-se que a área e as condições do mar e do vento estejam adequadas para evitar acidentes. O ideal é ter certeza de que há monitoramento no local escolhido, caso aconteça algum imprevisto e nunca se esquecer de escolher professores profissionais para pedir orientações.

 

A dica de hoje é para você conseguir organizar a mente e o corpo, de uma forma mais zen impossível.  Você já fez o SUP Yoga? Conta pra gente!

Compartilhe

Contato Rápido

Telefone: (47) 3355-2806

WhatsApp: (47)99910-0295

Dúvidas

Iniciar chat

Facebook

A C Gomes Confecções Eireli | CNPJ 04.657.129/0001-28 | Rua Santos Dumont, 1436 - Santa Terezinha - Brusque/SC - Cep 88352-202 | marketing@jcanedo.com.br