Escolhendo a gravata certa para a ocasião certa

26 de Janeiro de 2020
Escolhendo a gravata certa para a ocasião certa

Uma regra geral é evitar conflitar a gravata com a camisa. Procure começar sempre pensando na combinação desses dois elementos, após isso fica bem fácil escolher o modelo do paletó.

 

Não há nada de errado em querer usar uma gravata com texturas extravagantes, porém evite usá-las para importantes reuniões na empresa, visitas a clientes ou entrevistas. Além disso, procure vestir uma camisa discreta. Lembre-se sempre de fazer um bom contraste, tanto de cores quanto de estampas.

 

Gravatas com estampas maiores também funcionam bem com camisas de listras finas mais próximas umas das outras, além de darem um ar de elegância e senso de moda. Passa a ideia de que você sabe se vestir bem e gera confiança.

 

O padrão contemporâneo é vestir uma camisa qualquer xadrez ou com estampas de poucas cores com uma gravata escura básica sólida ou gravatas com texturas e listras bem finas e com cores próximas ao do fundo da gravata.

 

Quer colocar uma gravata com listras maiores e mais cores? Ótimo, mas vista uma camisa branca clássica. Assim você estará bonito e elegante! Ternos pretos, cinzas e azuis marinhos também combinam perfeitamente com essa composição.

 

Não tente combinar o padrão da camisa com a gravata, a não ser que ambas sejam sólidas. Listras verticais da camisa não ficam bem com listras verticais da gravata. Procure fazer o constrante também na espessura das listras. Procure vestir uma camisa com listras verticais mais discretas e ouse mais na gravata. Assim, é possível escolher gravatas xadrez, com listras na diagonal ou listras horizontais.

 

 

Escolhendo os modelos

 

Os tamanhos das gravatas também podem interferir no look. Há as opções super slim (4,5cm) e slim (6cm) - ideais para quem busca um pouco mais de irreverência ou optaram por um traje mais ajustado. Homens que preferem não arriscar ou que são mais altos e corpulentos podem escolhher o tamanho tradicional (7,5cm) - nesses casos os modelos slim podem passar despercebidos. 

 

Para os mais ousados, as gravatas de ponta reta dão um ar bem descolado. Muitas delas são feitas em tricô, o que dá um charme a mais na produção. Utilize no dia a dia e em ambientes menos formais, mas que pedem um cuidado maior com a aparência.

 

Tente pensar na cultura local para não sair tão fora do que estão usando e ficar desconfortável. Assim você evita constrangimentos e , com o tempo, vai ganhando experiência e se vestindo cada vez melhor.

 

Você tem alguma dúvida sobre como usar gravatas? Compartilhe com a gente nos comentários!