JCanedo

Moda alemã: tudo o que você precisa saber trajes típicos

13 de Outubro de 2015
As festas de outubro estão aí: muito chop, comida típica, música tradicional e claro, trajes alemães. Quando o kit está completo a diversão está garantida e, para chegar a caráter em seu festa de outubro favorita, hoje vamos explicar tudo sobre estas vestimentas, desde a história até os itens indispensáveis. Está curioso para conhecer tudo sobre os trajes típicos alemães? Então acompanhe o post de hoje e entre de cabeça nesta história. Moda alemã: tudo o que você precisa saber trajes típicos

 

A história dos trajes típicos

 

Muitos se enganam ao pensar que existe apenas um traje típico alemão. A verdade é que cada região da Alemanha possui vestimentas tradicionais. Os modelos que foram trazidos pelos imigrantes ao Brasil foram os trajes para o dia a dia – usados nas vilas pelos plebeus – e que, transformaram-se nas roupas oficiais de grupos folclóricos alemães.

As mais conhecidas no Brasil – especialmente no sul do país – são as vestimentas das regiões de Tirol, Bavieira e Salzburgo. Chamada no geral de Tracht, a roupa é classificada como Lederhosen a masculina e Dirndl a feminina.

A lederhosen é aquela calça de couro com alças. Ela era muito usada pelos camponeses pois era fácil de vestir, confortável para trabalhar e também simples para limpar. A camisa geralmente é quadriculada e as pernas são cobertas com meias grossas de lã. O look dos camponeses era complementado pelo chapéu com pena – item bem característico desta cultura.

A tradição da lederhosen na Alemanha é não lavá-la. Os homens costumam limpar as mãos sujas na calça, usá-la em diversas situações, mas nunca lavá-las (apenas fazer uma limpeza), pois para eles, a sujeira representa o acúmulo de histórias na peça.

 

Como usar o traje típico?

As peças principais do traje completo foram vistas anteriormente, mas podem ser adicionados outros itens ou mudar alguns detalhes. Por exemplo:

  • As meias podem ser brancas, pretas ou cinzas;
  • Se fizer muito frio, é possível usar um casaco de couro sobre o traje;
  • A camisa também pode ser branca, em manga curta ou comprida;
  • O colete de couro também pode ser adicionado ao traje.

 

Como improvisar um traje típico?

Muitas pessoas acabam adquirindo trajes típicos completos por participarem de grupos folclóricos ou por residirem em cidades com forte presença da cultura alemã. Para visitantes de festas de outubro, comprar um traje só para esta ocasião pode acabar ficando um pouco complicado, pois costumam ser roupas com o preço um pouco salgado.

Mas isso não quer dizer que você não possa ir a caráter. Veja algumas dicas de como improvisar um traje típico gastando pouco:

  • Comece pelo chapéu: esta é uma peça que você pode usar diversas vezes e é super em conta;
  • Separe aquela camisa branca ou xadrez em tons de verde ou cinza;
  • Faça uma visita a um brechó: é possível encontrar um bom colete de couro para compor seu look por preços baratinhos.
  • Use um suspensório: pode ser algum que você já tenha em casa, mas também vale comprar um novo.
  • Para as calças, prefira um jeans preto ou bem escuro com corte mais reto – para não chamar tanta atenção.
  • Por fim, use um sapato preto ou ainda um coturno.
  • O que evitar?

Existem algumas peças que definitivamente não combinam com trajes típicos alemães, por isso, devem ser evitados ao máximo nestas festas. Estampas florais, camisas de time, sandálias de dedo, camisetas sem manga e bonés são alguns exemplos.

 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os trajes típicos? Com certeza agora será muito mais fácil se arrumar para curtir as festas de outubro, não é mesmo? Conte sua opinião através dos comentários!

Compartilhe

Contato Rápido

Telefone: (47) 3355-2806

WhatsApp: (47)99910-0295

Dúvidas

Iniciar chat

Facebook

A C Gomes Confecções Eireli | CNPJ 04.657.129/0001-28 | Rua Santos Dumont, 1436 - Santa Terezinha - Brusque/SC - Cep 88352-202 | marketing@jcanedo.com.br