JCanedo

O guia do terno ideal - o que você precisa saber antes de comprar o seu

06 de Janeiro de 2016
O primeiro terno é um traje mais importante do que você pode imaginar. Pode ser ele que vai contribuir para você conseguir seu primeiro emprego, ou pode ser com ele que você estará vestindo ao se formar, se casar ou vivendo grandes momentos. Não importa o motivo de você estar a procura de um terno, portanto não há motivos para não fazer a compra de forma inteligente - sem arrependimentos. O guia do terno ideal - o que você precisa saber antes de comprar o seu

Não seria sábio ir às compras quando se está totalmente despreparado e sem uma ideia geral de como um terno de qualidade deve ser. Existem algumas regras básicas que citaremos aqui para iluminar o seu caminho em busca do traje ideal.

 

O guia do terno ideal - o que você precisa saber antes de comprar o seu 

 

1 - Saiba qual é a finalidade do terno que você quer comprar

Se você é novato na área e está procurando por um “modelo de entrada”, mire no azul marinho ou grafite escuro - esqueça o preto. A cor sempre será a base da construção do seu guarda-roupas social, portanto é bom ficar no básico e ir progredindo aos poucos para outras cores e padrões.

 

2 - Considere um terno meia-estação

Ao determinar a cor e o propóstio do seu terno, procure pelo tipo de material que você possa vestir em qualquer clima. Sim, é possível comprar um terno que não seja fino o bastante para deixar você congelando no inverno, e nem pesado o bastante para fazer você suar demais no verão.

 

3 - O preço do terno é proporcional à qualidade do tecido

Existe um padrão que dita o tipo e qualidade do material do tecido utilizado. Quando feito de lã, esta designação é feita da palavra “super” seguida de uma numeração. Quanto maior for o número, mais leve e fino é o terno, e melhor é a qualidade de sua lã, alterando consequentemente o preço.

 

4 - O caimento do paletó

As ombreiras não devem ultrapassar a linha dos seus ombros, a costura deve se acomodar o mais próximo possível do seu ombro. Também verifique se existem dobras e ondulações no ombro e nos braços - tudo deve estar reto e liso, sem nada enrugado.

 

5 - O comprimento do paletó deve atingir a linha da virilha e cobrir o “assento”

É bom verificar o comprimento para obter um look mais clássico, sem se aventurar no estilo Mazzaropi (tudo curto e justo) ou aparentar um terno de defunto (paletó comprido e sem caimento).

 

6 - O comprimento da manga

A manga do paletó deve acabar na base do seu polegar no pulso. É importante mostrar de um a dois dedos da manga da camisa.

 

7 - Alfaiates existem

Talvez você encontre o terno que ficou ótimo na parte superior, mas a calça não caiu bem. Porém o preço tá ótimo, o tecido e o acabamento são ótimos. E agora? Busque o auxílio de um bom alfaiate para ajustar a peça pra você.

 

8 - A calça do terno

Você vai se deparar basicamente com dois tipos de barra de calças de terno. A italiana possui uma dobra visível pela parte exterior da calça, que nunca deve ser a opção de quem tem a estatura baixa, e a barra tradicional lisa. Para não ter erro, opte pela barra tradicional.

Já o comprimento da calça também é muito importante: o comprimento ideal é aquele que nunca deixa a meia à mostra, mas também não cobre todo o sapato, quase arrastando no chão.

 

Vista seu terno com confiança e classe

A maior dica para quem vai escolher vestir um terno é manter a confiança sempre alta para passar uma boa impressão, ao mesmo tempo que os bons modos fazem com que o terno vista você melhor ainda.

 

Gostou das dicas? Nossa revista está repleta de conteúdos interessantes para homens de estilo e atitude. Confira!

Separamos algumas peças que tem a cara do assunto deste post:

Compartilhe

Contato Rápido

Telefone: (47) 3355-2806

WhatsApp: (47)99910-0295

Dúvidas

Iniciar chat

Facebook

A C Gomes Confecções Eireli | CNPJ 04.657.129/0001-28 | Rua Santos Dumont, 1436 - Santa Terezinha - Brusque/SC - Cep 88352-202 | marketing@jcanedo.com.br