Os tipos de café mais populares

14 de Março de 2020
Os tipos de café mais populares

Beber um café puro ou a combinação de café com leite é uma prática bastante comum e adorada no mundo todo! Nada melhor do que acordar e ter uma boa xícara de café esperando, não é? Ou então chegar daquele dia cansativo de trabalho e sentar para saborear um café bem quentinho!

 

Café Expresso

Nada mais é do que aquele delicioso café puro! Para ser considerado um café expresso, a xícara deve possuir 35ml de café preto. Quando feito nas máquinas industriais, esse café é submetido a uma pressão de novecentos a mil quilopascais (unidade de pressão e tensão). Devido a esse processo, as substâncias ficam concentradas, o que deixa o sabor dele mais acentuado.

 

Café Americano

Esse é o café expresso com adição de um pouquinho de água quente. Devido à essa adição, seu gosto fica mais leve.

 

MacchiatoCafé Macchiato

O café macchiato, também conhecido como expresso macchiato, é um café típico italiano. Seu nome significa “manchado”, referindo-se à mancha de leite que o café possui. Ele é a combinação do café puro, com uma pequena quantidade de leite quente com espuma.

 

Café com Leite

Nosso tradicional café com leite também entra nesta lista! Recomendado para qualquer momento, o café com leite é feito da combinação do café filtrado com leite quente!

 

Mocha

Já tentou combinar café com chocolate? Pois é assim que o mocha é feito! Ele é a combinação de café expresso, calda de chocolate, leite vaporizado, nata batida e chocolate ralado. Podendo ser servido frio ou quente, uma coisa é certa: não tem como resistir!

 

CappuccinoCappuccino

O cappuccino é uma bebida tradicional italiana preparada com um terço de café expresso, um terço de leite e um terço de espuma de leite. A qualidade do café expresso utilizado, assim como a textura e a temperatura do leite fazem toda a diferença na preparação desse tipo de café. Ah, e o cappuccino é também famoso pelos desenhos que alguns fazem na hora de verter o leite vaporizado. Essa técnica é chamada de latte art!  

 

Café Irlandês

Café com whisky vale? Vale sim! É assim que o café irlandês é feito: com café, whisky e uma camada de creme ou chantilly. Esse tipo de café foi inventado em 1942, em um restaurante de um aeroporto na Irlanda. Segundo a história, devido ao mau tempo, vários passageiros tiveram que ficar muito tempo no aeroporto esperando para poder embarcar em seus voos. Querendo aquecer e animar os passageiros, o dono do restaurante resolveu adicionar um pouquinho de whisky em seus cafés.

 

Café Hawaiano

Esse café é feito com um tipo diferente de leite: o leite de coco! A receita combina esse dois ingredientes. Como o leite de coco não possui lactose, esse tipo de café é super indicado para quem possui intolerância à esse carboidrato.

 

Café Gelado com ChocolateCafé Gelado

Tá muito calor para tomar o café quente? Não precisa se preocupar, porque o café gelado também é ótimo! A receita é muito simples: o café é passado com a água quente e depois resfriado na temperatura ambiente. Após atingir a temperatura correta, acrescenta-se o gelo e leite, se desejado. Mas nada de colocar gelo no café ainda quente, hein? Isso faz com que ele amargue.

 

Prontinho! Agora que você já conhece alguns dos tipos de cafés mais famosos do mundo, é só pegar a sua xícara e preparar uma dessas delícias!

 

Gostou das dicas? Qual é o seu tipo preferido de café? Comente!