JCanedo

Saiba diferenciar terno e blazer

27 de Janeiro de 2016
Apesar de diversas similaridades, paletós e blazers possuem distinções pontuais que acabam se tornando um ótimo guia na hora de diferenciar um modelo do outro. Estas duas peças básicas da evolução do guarda-roupa masculino experimentaram algumas mudanças através dos tempos, porém cada uma manteve características inalteradas de sua concepção original. Mas será que você sabe distinguir paletó de blazer?  Saiba diferenciar terno e blazer

 

Como diferenciar o paletó do blazer

Em muitas ocasiões sociais, ambos são aceitos; porém, determinados eventos requerem um nível apropriado de formalidade. De modo geral, o blazer é menos formal do que o terno (conjunto paletó + calça), que deve ser utilizado em ocasiões formais.

 

Paletós

Por definição, o paletó faz parte do conjunto que compõe um terno: são vendidos juntamente com a calça, ou ainda o traje completo paletó, calça e colete. Os paletós são feitos exatamente do mesmo material e da mesma cor de seu conjunto, logo, se um paletó é vendido separadamente, não é um paletó.

 

Modelos

Os paletós possuem várias combinações de estilos, modelagens e cortes, variando: comprimento das mangas, fendas, lapelas e golas. Os cortes mais comuns que encontramos a venda no Brasil são os modelos: Inglês, Americano e Italiano. Lembrando que o corte do paletó segue o mesmo padrão da composição do terno inteiro (não tem como comprar um paletó italiano com uma calça de terno com corte inglês).

 

Bolsos e botões

Podem ser com abas (ou flap pocket) ou sem abas (besom pocket). Os paletós com abas são geralmente modelos menos formais do que os besom, que não atrapalham as linhas do terno. Ainda, paletós podem conter bolsos horizontais ou com a fenda em diagonal. BESOM – É o mais usado atualmente pelos mais jovens. Possui uma fenda na abertura com acabamento em seu contorno. É usado nos smokings com acabamento em cetim o que o torna formal.

Já os botões da manga são do mesmo material e mesma quantidade dos botões da cintura.

 

Como e quando utilizar um terno?

Em reuniões comerciais, casamentos e em qualquer outro evento formal. Nunca abotoe o último botão do paletó. E utilize somente o terno completo, nunca substitua um paletó por um blazer no seu conjunto.

 

Blazers

Associado a ocasiões menos formais, um visual mais descolado e moderno. É muito mais fácil de vestir do que o terno. O blazer é mais formal do que uma jaqueta comum, e menos sério do que um paletó, preenchendo a lacuna entre o formal e o casual.

 

Modelos

A maior característica do blazer é maior estruturação na área dos ombros do que o paletó - são mais robustos e dão mais porte a quem o estiver vestindo.

Os modelos de blazers se diferenciam basicamente pela quantidade e disposição de botões, não possuindo mudanças drásticas no corte em si. Os botões podem ser únicos (em apenas uma fileira), contendo de 1 a 3 botões; ou botões duplos (2 fileiras), de 2 a botões.

 

Bolsos

Geralmente são feitos no modelo patch - um pedaço do mesmo tecido costurado diretamente no exterior do blazer, podendo ou não possuir abas complementares, porém o bolso do peito é sempre aberto (apenas fenda, sem aba).

 

Botões

Diferentemente do paletó, os botões não necessariamente combinam com a cor ou o material do blazer, podendo se tornar acessórios complementares que diferenciam o look como botões de prata, ouro ou madre-pérola.

 

Como e quando utilizar um blazer?

Podem ser vestido sem medo com calça jeans ou alfaiataria, camisetas lisas ou estampadas e camisas. É adequado para ocasiões menos formais como encontros, reuniões de trabalho ou festas informais.

Agora que você já ficou sabendo a diferença entre terno, paletó e blazer, fica mais fácil descobrir qual modelo utilizar de acordo com cada ocasião. Acima de tudo, é preciso vestir-se com confiança e atitude!

 

Na Jcanedo você encontra muitas opções de peças modernas para renovar seu guarda-roupas. Confira!

Separamos algumas peças que tem a cara do assunto deste post:
Selecionado

Compartilhe

Contato Rápido

Telefone: (47) 3355-2806

WhatsApp: (47)99910-0295

Dúvidas

Iniciar chat

Facebook

A C Gomes Confecções Eireli | CNPJ 04.657.129/0001-28 | Rua Santos Dumont, 1436 - Santa Terezinha - Brusque/SC - Cep 88352-202 | marketing@jcanedo.com.br