Tipos de traje masculino para cada ocasião

16 de Abril de 2020
Tipos de traje masculino para cada ocasião

 

Traje Esporte

É o dress code mais simples, mas nem por isso menos estiloso e pode ser usado em diversas ocasiões, como almoços informais. Por ser um traje mais leve, esqueça as gravatas. As calças jeans no modelo slim são perfeitas para acompanharem camisas com um bom caimento ou ainda camisetas com gola V. Se, mesmo esporte, você não quiser abrir mão da elegância, o blazer pode deixar o look ainda mais moderno, finalizado com um sapato mocassim ou um brogue casual.

 

Esporte Fino

Ainda com uma pegada esportiva, mas um pouco mais arrumado, o esporte fino também, que também é chamado de traje passeio, é ideal para ser usado em eventos sociais, como vernissages e coquetéis. No lugar do calça jeans, opte por uma de alfaiataria ou de sarja e escolha a cor de acordo com o horário do evento.

Durante o dia, você pode optar por cores mais claras como o azul e tons terrosos e, mesmo nesse horário, o dress code pede gravata, por isso fique atento. As italianas, que são mais finas, ajudam a alongar a silhueta, enquanto as mais grossas e tradicionais são indicadas para homens mais altos. Nos pés, uma ótima opção são os sapatos oxford. Se o evento for de noite, o traje precisa ser completo, com terno inclusive. O preto e o cinza são cores curingas e fáceis de combinar.

 

Traje Social

Os trajes sociais são outra opção para eventos formais, e você pode dar a ele traços da sua personalidade. Que tal trocar o blazer por um paletó simples de até três botões?  Para acompanhar o dress code, a escolha da camisa deve ser feita com cuidado. Aposte nas com padronagem discretas, como o maquinetado, por exemplo, que compõe o traje com textura.  Definida a camisa, a gravata fica ao seu gosto. O ideal é que a calça seja ajustada para o seu corpo para garantir um bom caimento, e que seja complementada por sapatos de verniz.   

 

Black Tie

O Black Tie é o traje mais social usado em eventos como premiações, noites de gala e até alguns casamentos, por isso possuí algumas características pouco conhecidas.

Cuidado com a camisa, pois ela precisa ser própria para o smoking e ter o colarinho pontudo virado e uma pala na altura do peito. A gravata para esse dress code é a borboleta, seja ela lisa ou estampada e a lapela do paletó arredondada afina a silhueta, enquanto as pontudas destacam o peitoral. Quando o smoking é usado, sua calça leva uma faixa de cetim, que fica na cintura, cobrindo parte da barriga e o cós da calça. Uma boa dica é usar a faixa na cor da gravata.

 

Casamento

O casamento é o evento social que mais tem particularidades em relação a escolha dos trajes masculinos. Os mais usados são o fraque, o meio fraque e a casaca. O noivo veste o fraque, que nada mais é do que um paletó com as costas longas, na linha dos joelhos. Os padrinhos, por exemplo, vestem o meio fraque, modelo com as costas mais curtas, para se diferenciarem do noivo.

As calças masculinas são listradas e vestem bem com coletes em tom de cinza. A gravata para casamentos também é diferenciada. Chamada plastron, ela é semelhante a um lenço preso por uma pérola. Em casamentos, é indispensável o uso de lenços e lapelas, e as abotoaduras são opcionais.

E aí, gostou das nossas dicas? Falta algum destes trajes no seu guarda-roupas? Então acesse nosso site e complete seu visual!